O Sindicato > Quem somos
 
 
O SITAVA, SINDICATO DOS TRABALHADORES DA AVIAÇÃO E AEROPORTOS, é seguramente o Sindicato mais representativo do Sector da Aviação Civil em Portugal. A grande maioria dos trabalhadores das empresas de Aeroportos, Transporte Aéreo, Handling, Manutenção e Fabrico de Aviões, encontram-se associados no SITAVA.

Muitas são as razões desta preferência! O SITAVA é um sindicato livre, democrático, de âmbito nacional, de natureza vertical e unitária, que foi criado a partir da vontade dos trabalhadores, e das suas estruturas de base, a 29 de Maio de 1980.
 

Nascemos e trabalhamos com um único objectivo: unir todos os trabalhadores independentemente das suas opções políticas, simpatias partidárias ou credos religiosos, para a defesa dos seus direitos, bem como das suas expectativas profissionais.

Representando as mais diversas categorias profissionais, mas fiéis a estes princípios, fomos crescendo e, mesmo nos momentos mais difíceis da nossa actividade sempre mantivemos a conduta responsável e coerente que nos caracteriza, e de que nos orgulhamos.

Negociamos acordos na ANA, ANAM, Aviação Estrangeira, ETI, LAUAK, NAV, OGMA, PORTUGALIA, PORTWAY, SATA, SATA Internacional, SPdH (Groundforce) e TAP . Pugnamos pelo direito ao trabalho, mas também, pelo trabalho com direitos, somos um sindicato propositivo que defende o diálogo e a livre negociação.

 
 

Jamais abdicaremos de lutar pela concretização dos anseios dos trabalhadores que representamos, tão pouco abdicaremos da luta por objectivos mais gerais como são exemplos actuais o combate contra o que de negativo tem o código do trabalho, a luta pela semana das 35 horas e na defesa de uma segurança social efectiva e continuadamente melhorada.

Como reafirmação destes princípios, o SITAVA, em Assembleia-geral expressamente convocada para o efeito, realizada em 16 de Junho de 1998, aderiu à CGTP-Intersindical Nacional. Fizemo-lo porque estamos convictos que, juntando a nossa força à força de tantos outros, mais facilmente poderemos alcançar os nossos objectivos.

 
 
UNIDOS NO SITAVA SOMOS MAIS FORTES